
“Em defesa da valorização e reconhecimento do papel social do professor, garantindo a educação democrática e a universalização de ensino
por meio do trabalho colaborativo.”
Hoje iniciou-se o 26o Encontro com a mesa redonda "A Escola que queremos". Esperançar é preciso, apesar dos tempos difíceis, que exigem resistência. Falaram sobre esses temas
Cláudio Marques da Silva Neto, diretor da EMEF Espaço de Bitita, na qual realiza-se um trabalho criativo e inovador com a comunidade composta por muitos imigrantes, e afastado em junho pela atual Prefeitura de São Paulo por não cumprir "metas", medida revertida, no momento, pelo Ministério Público, que a considerou ilegal.
Andreza Barbosa, pesquisadora da Educação na PUC Campinas e membro do Grupo Escola Pública e Democracia e da Rede Escola Pública Universidade , que vem investigando o ataque empresarial às escolas públicas e buscando informar a população a respeito desse ataque.
Gunther Aleksander e Andrea Carabantes, pais de aluno da EE Paulo Rossi e participantes ativos da comunidade escolar, também participantes da Frente Popular em Defesa da Escola Pública e do movimento Salvem a Escola Pública
Giovana Ribeiro de Jesus Moura e Silva, estudante de uma escola estadual, formada em 2024, que conheceu o "novo" ensino médio durante os anos de sua implementação, assim como a plataformização da escola estadual, dois processos que retiraram a possibilidade de processos criativos, mas que, também, teve professores que organizaram um projeto de iniciação científica dos próprios estudantes, que envolveu leituras, entrevistas, visitas a espaços urbanos e a elaboração de um artigo, despertando naqueles que participaram o gosto pelo estudo, pelo conhecimento, pelo trabalho coletivo e pela resistência por uma educação pública transformadora.
Aqui você vai encontrar algumas das ideias que vêm sendo discutidas na APEP.
Convidamos você a conhecê-las.
Você também pode contribuir para este debate. Estamos retomando a publicação de artigos de opinião de associados e amigos da APEP, em 2023. Envie um e-mail com sua ideia para apepeducacaoemdebate@gmail.com

29 anos do Massacre do Carandiru: é sobre o direito de ser humano de cada um de nós
Por: Marta Soares da Silva
“Pedro, a mãe ora por você aqui fora e na próxima semana você estará livre. Josenildo, meu amor, hoje sua filha completa sete anos, ela disse que quer comemorar junto com você, estou preparando um bolinho para a próxima visita. Mariano, meu irmão, vamos seguir na fé, o doutor juiz vai ficar sabendo que tua cadeia tá paga, a liberdade vai cantar, te esperamos aqui. Marcos, nosso filho nasceu, logo você verá como ele é a sua cara, te amo.”

Escola Pública em 2021: Trincheira de Resistência pelas Vidas
Por: Felipe Alencar
A ampliação do acesso à escola pública possui histórico de luta e resistência das classes subalternas pelo direito à educação desde o advento da República, ligada à libertação de negros e de desenvolvimento da intelectualidade do Brasil, com a instituição da escola graduada em 1890 a partir de São Paulo e se irradiou como modelo pelo país e foi transformada ao longo dos anos.

Ensino de ciências a distância ou a distância do ensino de ciências
Por: Katia Varela
No momento atual, pandêmico, como podemos ensinar química, física ou biologia? Esta é a pergunta que fazemos, desde quando começou o ensino de forma remota. Mas, para iniciarmos a conversa, vamos refletir sobre o ensino de ciências na educação básica e na escola pública.

ERER: caminhos e possibilidades para uma educação antirracista
Por: Raimundo Nonato da Silva Filho
Recentemente realizei uma pesquisa no âmbito do Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação, para conclusão do curso de especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, na UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Programa Ensino Integral - PEI: conhecer para opinar
Por: Raimundo Nonato da Silva Filho
A escola é um espaço geográfico e arquitetônico que ocupa nosso imaginário desde sempre. Quase todos têm experiências e vivências relacionadas à escola. São lembranças, e histórias que povoam nossa mente. Aliás, a escola é o único espaço, em tempos de democracia, que somos obrigados a frequentar desde a primeira infância.

Escola Pública democrática: (re)construindo conceitos em tempos de pandemia.
Por: Claudio Oliveira Fernandes | Raimundo Nonato da Silva Filho
A constituição da escola brasileira vem, ao longo dos anos, consolidando-se a partir de duas vertentes importantes para a compreensão dos processos de universalização do acesso e permanência das crianças e jovens em idade escolar: são as vertentes da inclusão e da exclusão.