
“Em defesa da valorização e reconhecimento do papel social do professor, garantindo a educação democrática e a universalização de ensino
por meio do trabalho colaborativo.”
25° ENCONTRO USP ESCOLA
Acontece entre os dias 13 a 17 de janeiro de 2025, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH).
Visite a página do Encontro.
VII SEPEP
SEMINÁRIO DE PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA
Compartilhando saberes
O SEPEP é o espaço construído pela APEP para compartilhamento de experiências entre docentes do ensino básico, através de rodas de conversa e oficinas.
.png)
-Cine Freireano
Em 2023 a Apep, em parceria com seus educadores voluntários e educadoras voluntárias, vai retomar a formação dos Grupos de Trabalho. Um espaço pensado para que juntos possamos aprofundar os estudos e pesquisas em temáticas voltadas especialmente para você: professor, professora.
O que é um grupo de trabalho?
Na Apep, os Grupos de Trabalho (GT) têm por objetivo promover a reflexão crítica em relação a temas latentes da educação pública. Além disso, possibilitar o encontro de educadores e educadoras, fomentar o diálogo, a pesquisa e os saberes.
Cada grupo de trabalho tem seu cronograma próprio e local específico de reuniões. Veja nos posts abaixo!
Grupos de trabalho 2025
O presente grupo de trabalho, pretende demonstrar a relação entre teoria e práxis no que tange a utilização da linguagem cinematográfica como metodologia que possibilita a ampliação da visão de mundo e da criticidade. Sendo assim, buscamos experimentar a linguagem audiovisual, como recurso que possibilita a reflexão de forma consciente entre educadores e educandos, potencializando o processo de ensino e aprendizado no contexto da comunidade escolar.
A ideia principal, para a realização dos encontros híbridos, é promover ações/oficinas/práticas de formação com educadores(as), principalmente, da rede pública, objetivando compartilhar saberes relacionados à linguagem cinematográfica, bem como sua aplicabilidade na escola. Além disso, pretendemos investigar como professores(as) utilizam o cinema em sua prática docente. Por fim, buscamos produzir um material didático/pedagógico dessa vivência.