• LinkedIn ícone social

Declaração de Princípios

APEP - Associação dos Professores de Escolas Públicas e Escolas sem Fins Lucrativos

Declaração de Princípios
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 consagra a educação como fundamental para o desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Estabelece o dever do Estado e da família e a responsabilidade, o incentivo e a colaboração da sociedade para a efetiva realização da educação. Não há desenvolvimento sem educação e a educação é um direito de todos, portanto, pública. Compreende-se que não há educação sem colaboração e incentivo de toda a sociedade, esta é construída dia a dia por homens e mulheres que não se afrouxam, acovardam ou resignam, portanto, depende de todos e de cada um, o presente e o futuro. É necessário agir diante dos problemas que se apresentam na educação e a ação conjunta é uma boa opção, pois nos fortalece a cooperação e a tolerância. Para tanto, unidos em torno da nobre causa educacional, naquele dia 2 de Julho de 2016, inspirados e apoiados no patrimônio histórico e moral da nação brasileira e na inegável vontade de vida inquebrantável do seu povo, decidimos, aqui em São Paulo, fundar a Associação dos Professores de Escolas Públicas e escolas sem fins lucrativos (APEP). Apoiada nos princípios constitucionais da democracia e da república, a Associação visa defender e aprofundar os valores educacionais, com base na dignidade humana, da liberdade, da igualdade, da justiça e da solidariedade. Assim, para realizar seus objetivos, a Associação pretende pautar-se pelos princípios que se seguem:

Reconhecimento do profissional da Educação: Elevar o reconhecimento da educação brasileira e seus profissionais em nível regional, nacional e internacional, valorizando suas iniciativas e práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar, com o desígnio de torná-las públicas nacional e internacionalmente, para que este profissional seja reconhecido e enaltecido por seus esforços em formar cidadãos que participam da aventura do conhecimento do mundo, ativos, críticos e autônomos.

Compromisso com a juventude: A Associação acredita e apoia o protagonismo juvenil em debates, atividades e mediações em sala de aula (ou fora dela).

Diálogo: A APEP tem a finalidade de promover o diálogo, sem fins político-partidários ou religiosos, em todas as instâncias da democracia (como os conselhos e conferências regionais ou nacionais), sobre temas relacionados à política, ciências, cultura, ética, religiosidade, fortalecimento da democracia, solidariedade, respeito pelos direitos humanos, pela diversidade de gêneros, étnica e religiosa, a fim de compartilhar, debater suas propostas e participar de decisões.

Estudo, pesquisa e interação: Apoiar a sociedade civil de forma profissional e sustentável, educando e fortalecendo o trabalho de professores, membros desta Associação e demais profissionais da área da educação, através de estudo, reflexão e pesquisa voltadas para as necessidades das diferentes vertentes da área educacional, interagindo com instituições educacionais, científicas e culturais, tanto em território nacional como internacional.

Divulgação do conhecimento em suas várias perspectivas: Como forma poderosa de entender uma atuação para a cidadania, a Associação acredita na liberdade para ensinar os fenômenos naturais, acontecimentos históricos, manifestações culturais e suas relações com a cultura, sociedade e economia, em todas as disciplinas, dentro da sala de aula e fora dela; dialogando sobre perspectivas possíveis, personagens e ideologias políticas envolvidas;

Compartilhamento: Os membros da Associação tem a responsabilidade de compartilhar informações, estudos e pesquisas através de mídia social e buscar parceiros para a construção de uma rede social sem fronteiras, visando contribuir para propostas educacionais e políticas públicas na área da educação.