top of page

A APEP irá transmitir o Pint of Science na Semana da Independência, participe!


Clique na imagem para baixar e compartilhar nas redes sociais

O FESTIVAL


Pint of Science é o maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontece, simultaneamente, em 29 países e, no Brasil serão 73 cidades participantes. Este ano, devido a pandemia, o festival terá sua versão online na Semana da Independência, nos dias 8, 9 e 10 de setembro.


A ideia do festival é discutir ciência nos bares e cafés sem jargões

e de forma descontraída, estabelecendo um canal direto

entre a comunidade científica, acadêmica e a sociedade.

Em 2020, devido à pandemia, o festival teve sua programação

adaptada à versão online.



Nos três dias do festival, as cidades participantes terão sua programação local acontecendo mais cedo. Em seguida, às 20h, começa o Pint Brasil, com a programação nacional, sua transmissão será feita neste link:


A APEP irá transmitir a programação da cidade de Jundiaí-SP. Toda a programação já está disponível no canal do YouTube da APEP. Acesse o link e defina o lembrete para acompanhar a transmissão - https://www.youtube.com/c/APEPPROF


Em Jundiaí-SP, a programação conta com o PINT OF MILK, uma versão científica do festival para crianças e toda a família. A Educação terá sua interface com a Saúde, com a Capoeira, com a Música e com a Alfabetização Midiática. O fechamento do evento será com “Mulheres na Ciência”. Além disso, o festival fará um manifesto “Investimento ou morte”, em defesa da retomada dos investimentos na pesquisa nacional.


Para conferir se a sua cidade está participando clique no site do evento abaixo e selecione a sua cidade: https://pintofscience.com.br



Durante toda a programação, será feito o manifesto “Investimento ou morte”, em defesa da volta dos recursos à pesquisa nacional, com ações previstas nas redes sociais. A hashtag do manifesto é #InvestimentoOuMorte




VOCÊ SABE COMO NASCEU O PINT OF SCIENCE?


O Festival nasceu na Inglaterra em 2012, depois que os pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.


A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science.


E COMO O FESTIVAL CHEGOU AO BRASIL?


O Pint of Science foi trazido para o Brasil pela jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, e ocorreu pela primeira vez no país em 2015, em São Carlos.


QUAL O OBJETIVO?

  • Popularizar a ciência ao redor do mundo, aproximando pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, do público em geral.

  • Desmistificar a ideia de que centros de pesquisas são restritos apenas aos cientistas.

  • Promover o interesse do público pela ciência.

  • Promover novos conhecimentos para que o público participe ativamente de debates científicos.


UM BRINDE À CIÊNCIA!


PINT é uma gíria londrina, correspondente ao nosso copo de chopp. Uma tradução mais próxima seria "tulipa" - aquele copo alto para cerveja. A pronúncia correta é "paint" e é uma medida de volume que varia de acordo com cada país. Na Inglaterra, as pessoas pedem um "pint" de cerveja. Pint of Science, em uma tradução livre seria um "copo de ciência".


Acompanhe a programação pelo nosso canal do YouTube. Acesse o link e defina o lembrete para acompanhar a transmissão - https://www.youtube.com/c/APEPPROF


34 visualizações0 comentário
bottom of page