
“Em defesa da valorização e reconhecimento do papel social do professor, garantindo a educação democrática e a universalização de ensino
por meio do trabalho colaborativo.”
Hoje iniciou-se o 26o Encontro com a mesa redonda "A Escola que queremos". Esperançar é preciso, apesar dos tempos difíceis, que exigem resistência. Falaram sobre esses temas
Cláudio Marques da Silva Neto, diretor da EMEF Espaço de Bitita, na qual realiza-se um trabalho criativo e inovador com a comunidade composta por muitos imigrantes, e afastado em junho pela atual Prefeitura de São Paulo por não cumprir "metas", medida revertida, no momento, pelo Ministério Público, que a considerou ilegal.
Andreza Barbosa, pesquisadora da Educação na PUC Campinas e membro do Grupo Escola Pública e Democracia e da Rede Escola Pública Universidade , que vem investigando o ataque empresarial às escolas públicas e buscando informar a população a respeito desse ataque.
Gunther Aleksander e Andrea Carabantes, pais de aluno da EE Paulo Rossi e participantes ativos da comunidade escolar, também participantes da Frente Popular em Defesa da Escola Pública e do movimento Salvem a Escola Pública
Giovana Ribeiro de Jesus Moura e Silva, estudante de uma escola estadual, formada em 2024, que conheceu o "novo" ensino médio durante os anos de sua implementação, assim como a plataformização da escola estadual, dois processos que retiraram a possibilidade de processos criativos, mas que, também, teve professores que organizaram um projeto de iniciação científica dos próprios estudantes, que envolveu leituras, entrevistas, visitas a espaços urbanos e a elaboração de um artigo, despertando naqueles que participaram o gosto pelo estudo, pelo conhecimento, pelo trabalho coletivo e pela resistência por uma educação pública transformadora.
Desenvolver o estudo teórico/prático no que tange às políticas educacionais de propostas curriculares e a práxis do cotidiano escolar na relação professor/alunos no processo de ensino/aprendizado no contexto da comunidade escolar.
Encontro: Presencial
Centro Universitário Maria Antonia USP
Endereço: R. Maria Antônia, 258/294 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01222-010
Horário: das 9h15 às 12h
Calendário: 25/02 - 18/03 - 15/04 - 20/05 - 17/06 - 19/08 - 16/09 - 21/10 - 18/11 - 16/12
Ministrantes
Clayton Marcelo Barone Mestre em Política Públicas da Educação Superior, Especialista em Tecnologia Aplicada a Educação, Especialista em Educação Superior, Licenciatura em Pedagogia, professor convidado na Universidade Anhembi Morumbi no campo da pós-graduação (Educação), professor titular na área de língua materna e língua espanhola no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS).
Caio da Silveira Professor especialista em educação com licenciatura plena e bacharelado em história; professor de história, filosofia, sociologia no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS) desde 2008; com experiência em Ensino Superior pela FIRP de Ribeirão Pires entre os anos de 2013 e 2018.
Referências
SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Penso Editora, 2013.
SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Autores Associados, 2021.
TADEU, Tomaz. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica, 2016.